Sistema para identificação de contêineres entra em vigor em agosto – Guia Marítimo

Antaq tornará cadastramento obrigatório a partir de janeiro de 2012.
A partir de agosto, os portos e TUPs (Terminais de Uso Privativo) deverão enviar a identificação do contêiner para o SDP (Sistema de Desempenho Portuário) da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). “Trata-se do RG do contêiner”, disse o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da Agência, Bruno Pinheiro, que se reuniu, na quinta-feira (2), em Brasília, com os gestores do SDP dos portos nacionais. Eles são os responsáveis por enviar os dados de cada porto para a Antaq.

O SDP armazena diversas informações sobre o desempenho dos portos do Brasil e pode ser acessado pelo site da Antaq (http://www.antaq.gov.br). Com o sistema, a sociedade tem acesso à movimentação de carga, à prancha média, à taxa de ocupação de cada porto, entre outros dados.

Em janeiro de 2012, o envio dessa informação será obrigatório. “Com esse dado, saberemos toda a viagem que o contêiner fez. Isso facilitará os estudos de cabotagem e será possível identificar que portos são hub ports, entre outros benefícios”, afirmou Pinheiro, referindo-se àqueles portos que recebem embarcações e distribuem as cargas para diversos portos.

Outra alteração é que o SDP também terá dados sobre operações de transbordo. “Essa informação nos permitirá saber, por exemplo, se determinado contêiner ficará em Santos ou fará uma escala e seguirá para outro porto”, apontou o gerente, lembrando que a partir de agosto os gestores não precisarão mais informar o peso líquido da carga dentro do contêiner. “Esse cálculo ficará sob a responsabilidade da Antaq.”

O gerente ressaltou que 33 portos públicos enviam seus dados para a Antaq através do SDP. A exceção fica por conta do Porto de Estrela (RS), já que tem uma pequena movimentação de carga. Em relação aos terminais, há 129 TUPs autorizados pela Agência e 109 estão em operação. Todos os que estão em funcionamento enviam seus dados.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR