Salvador – Já está no Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) o projeto para a construção do novo Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Orçado em R$ 12 milhões, o projeto será executado em um prazo de dois anos, com recursos provenientes da Secretaria de Turismo.
O novo terminal ficará na ponta do Jaburu, cerca de 600 de distância do atual, localizado no centro de Mar Grande. A licitação deverá ocorrer neste mês de julho.
O equipamento é uma antiga reivindicação dos moradores de Mar Grande e da prefeitura. Com mais de 40 anos, o terminal atual de Veral Cruz, que pertence ao município, está superado e é cheio de restrições. Ele não permite, por exemplo, a atracação das embarcações da travessia Salvador-Mar Grande, em períodos de maré baixa.
Sem calado (profundidade) suficiente, o sistema não funciona quando a maré baixa demais, exigindo a parada das lanchas, em prejuízo dos usuários, obrigados a recorrer, nessas ocasiões, ao sistema ferryboat, o que é um problema. As lanchas de Mar Grande operam com horários fixos de 30 em 30 minutos e fazem a travessia em tempo médio de 40 minutos. No ferry, onde os horários são irregulares, a viagem dura até 1 hora e 20 minutos ou mais, se a travessia for feita, por exemplo, no navio “Pinheiro”.
O prefeito de Vera Cruz, Antonio Magno, está otimista e acha que o novo terminal vai alavancar o turismo e fortalecer o transporte marítimo entre o município e a capital. O hidroviário de Vera Cruz será integrado a um terminal rodoviário, também previsto no projeto.
“Vamos nos livrar de vez da TWB no transporte de passageiros. Com o novo terminal, os operadores da travessia de Mar Grande não terão mais problema de atracação em maré baixa e com certeza vão investir ainda mais em novas embarcações. A travessia de Mar Grande tem uma história, é a preferida dos usuários, emprega trabalhadores do municpio e gera renda aqui em Vera Cruz”, observou Magno.