A Maersk Line acaba de lançar um manifesto que aborda pontos importantes sobre o desenvolvimento da indústria marítima nos próximos anos. De acordo com o The New Normal Manifesto, publicado no site www.changingthewaywethinkaboutshipping.com, a confiança dos consumidores, a automação e a consciência ambiental são pontos-chave para que o mercado cresça corretamente.
O documento alega que aumentar a confiança pode reduzir os custos da cadeia de suprimentos e poderia, portanto, se tornar mais importante que oferecer taxas mais baixas aos concorrentes: “Os consumidores se preocupam com custos, mas o que eles realmente lhes importa é o custo total e não o preço de um único navio. Eles podem aceitar aumento de taxas, mas não podem aceitar uma promessa de entrega que não pode ser confiada. Se eles não conseguem acreditar que um contêiner está em seu destino no tempo certo, todo o seu negócio operacional ficará comprometido”, relata.
“Se o consumidor aumentar sua confiança na indústria marítima como fornecedora, então teremos mais negócios – os operadores mais confiáveis em qualquer setor logístico sempre atrairão compradores. Se os consumidores guardam custos significativos de inventário minimizando os riscos em sua cadeia de suprimentos, então nós construiremos relacionamentos melhores porque os consumidores ficarão mais satisfeitos com as nossas entregas. Do mesmo modo, se eles podem fazer os processos de reserva por internet eles salvam dinheiro por meio da otimização da cadeia de surpimentos e do inventário, então teremos um melhor controle das reservas e menos no-shows”, afirma o relatório. A companhia adicionou também que a indústria deveria bater as expectativas ambientais e não se esforçar a cumprí-las.