Escassez de contêineres será menor este ano – Guia Marítimo

Mais preparadas, companhias aproveitarão momento para aumentar taxas.
Prevista para acontecer nos mercados de todo o mundo, a escassez de contêineres não deve ser tão ruim neste ano quanto foi em 2010, quando as transportadoras foram pegas desprevenidas por uma alta nos volumes.

De acordo com a Drewry Supply Chain Advisors, nos últimos meses as companhias marítimas têm avisado que haverá falta de contêineres porque não foram feitas encomendas suficientes nem em 2009 nem em 2010.

A empresa afirmou: “Qualquer impacto deve ficar limitado aos trades dos comércios balanceados entre exportação e importação, nos quais os operadores podem ficar relutantes. Agora, as transportadoras devem estar preparadas e usarão a oportunidade para recuperar as taxas.”

De acordo com os dados apurados, um grande número de transportadoras já introduziu sobretaxas de falta de contêiner: “Muito dependerá do padrão da demanda, que tem sido provado por imprevisibilidades de atraso. Um aumento inesperado no tráfego em um curto espaço de tempo pode levar a condições particularmente mais apertadas. De qualquer maneira, esses avisos permanecem como especulação. Na balança, as companhias marítimas devem escapar ilesas. No entanto, elas devem permanecer vigilantes e preparadas para soluções a curto prazo”, ressaltou a companhia.

Em maio, o grupo WSC (World Shipping Council) avisou que um nível reduzido de produção de contêineres em 2009 e 2010 afetaria o suprimento de unidades neste ano – especialmente na temporada de pico. O grupo colocou a culpa da escassez nos preços muito altos dos novos contêineres – em US$ 3.000 por Teu – fazendo transportadoras e locadoras ficarem relutantes em fazer novas encomendas.

A companhia disse que o atraso de alguns contêineres neste ano compensariam algumas deficiências projetadas, já que reduziria o tempo que os fretadores retém os contêineres, otimizando a cadeia.

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