Empresas e governo debaterão o novo Marco Ferroviário em São Paulo – DCI

São Paulo – Com o objetivo de debater medidas que fomentem o chamado novo Marco Ferroviário brasileiro, cuja meta é ampliar as linhas férreas dos atuais 29 mil para 40 mil quilômetros de extensão até 2020, o Blue Tree Towers Paulista Premium, em São Paulo, receberá nesta sexta-feira (29) um seminário sobre a nova regulamentação aprovada para o setor. A ideia é elencar questões polêmicas entre concessionárias de ferrovias de carga, usuários e governo.A partir da 8h30, os participantes irão discutir em especial as três resoluções recém-baixadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que abrem o mercado de ferrovias, acabam com o monopólio em linhas de grande movimento e, acredita-se, forçarão a queda das tarifas já a partir de 2012. – O setor prevê que há mais de 700 obras a serem realizadas pela iniciativa privada, na forma de concessão administrativa, e outras, que levarão à maior competitividade. Para tanto, no entanto, é necessário quebrar oligopólios que atravancam o dinamismo da atividade, acreditam governo e usuários do sistema.
O evento, batizado de Seminário Concessão de Ferrovias – Impactos do Novo Modelo para a Infraestrutura, terá perfil corporativo e abordará as oportunidades que surgirão para as empresas na administração ferroviária com as mudanças ocorridas. Os palestrantes pretendem mostrar os impactos do novo modelo a concessionárias e usuários, e o modo como o governo deve elevar a 32% o transporte de carga movimentado pelas ferrovias. Hoje, os trens detêm 26% do transporte de carga no Brasil.
Promotores
Promovido pela Integra Eventos Corporativos, o evento será na região central da capital paulista, onde os empresários presentes terão acesso à avaliação que a Secretaria Nacional de Transportes faz do atual cenário ferroviário, e as expectativas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acerca do novo modelo. Também serão informados, por fim, sobre como a ANTT determinará a regulação dos novos contratos e como a Valec estruturará suas novas licitações.
Estarão presentes no evento ainda representantes de Amsted Maxion, Brado Logística, Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Ministério dos Transportes e Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut) – esta última, uma das entidades que mais lutou para que as mudanças do Marco Ferroviário fossem implementadas.

Últimas Publicações

Compartilhar:

Vídeos