Portos paranaenses tem aumento de 5,8% – Guia Marítimo

Exportações de soja, açúcar e milho tiveram destaque.

O Porto de Paranaguá movimentou 27,1 milhões de toneladas de janeiro a agosto de 2011, um aumento de 5,8% sobre o mesmo período de 2011. Já o porto de Antonina movimentou mais de dez vezes o volume de cargas do ano passado, com a reativação das atividades. Segundo a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), o crescimento ocorreu em todos os segmentos, incluindo granéis sólidos, carga geral e movimentação de veículos e contêineres.

A soja em grão foi a mercadoria com maior destaque nas exportações, com 5,4 milhões de toneladas transportadas nos primeiros oito meses do ano, o que representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Já a importação dos fertilizantes aumentou em 26% até o mês de agosto, passando de 5,25 milhões de toneladas para 6,6 milhões. O milho teve aumento de 3,4%, com 1,2 milhões de toneladas, e a movimentação de açúcar aumentou 14%, chegando a 2,6 milhões de toneladas.

Entre exportação e importação, a movimentação de carga geral cresceu 2,6%, totalizando 6,3 milhões de toneladas. Quanto aos veículos, foram movimentados, no Porto de Paranaguá, 132,4 mil unidade, o que representa crescimento de 20,8% sobre o mesmo período de 2010 (109,5 mil unidades).

O Porto de Antonina movimentou 925 mil toneladas contra as 70 mil do ano anterior. Das mercadorias importadas, 80% eram fertilizantes. A expectativa, segundo o superintendente da Appa, Airton Maron, é de que o porto supere a marca de um milhão de toneladas em operações no terminal. Isso significa um aumento de dez vezes em relação à carga movimentada no ano passado.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR