Após audiência com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, ontem, o governador Eduardo Campos anunciou a liberação de R$ 46 milhões do Governo Federal para os serviços de desassoreamento do canal de aproximação do Complexo Industrial Portuário de Suape, que possui seis quilômetros de comprimento, sendo a via de entrada do terminal marítimo. A visita de monitoramento do ministro contemplou os portos de Suape e do Recife e garantiu o investimento de R$ 605 milhões para ambos, advindos da União, para os próximos cinco anos.“Suape é extraordinário e será estratégico para a movimentação de cargas do Brasil”, disse Cristino, considerando também a necessidade de as indústrias acompanharem o processo de desenvolvimento do projeto.
“Nosso investimento é uma ajuda. A maior parte da verba nessas estruturas vem da iniciativa privada”, completou.A partir de 2012, qualquer investimento em portos será baseado na radiografia feita pelo Plano Nacional de Logística Portuária. “Até 2014, serão investidos R$ 5,3 bilhões, verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal fonte da Secretaria Especial dos Portos (SEP). Suape terá uma parcela considerável da quantia”, garantiu.A obra de dragagem está orçada em R$ 274 milhões, dos quais R$ 78 milhões são da União. Os serviços terão início em novembro e visam aumentar a profundidade do canal de 16 metros para 20 metros. A previsão de entrega é dezembro de 2012.
O presidente de Suape, Geraldo Júlio, citou que as próximas obras incluem “dois pontos de dragagem, acesso rodoferroviário e o terminal de granéis sólidos”.Na visita ao Porto do Recife, Leônidas Cristino lembrou do investimento de R$ 26,3 milhões para reforma do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) e para construção da Sala Pernambuco, com previsão de entrega para fevereiro de 2013. Deste valor, R$ 21,8 milhões são da SEP e o restante do Governo do Estado.De acordo com o presidente do Porto do Recife, Pedro Mendes, o crescimento exige a derrocagem do canal de acesso para retirada de uma pedra. “Esperamos aumentar o calado de nove para 13,5 metros”, disse. “Seriam necessários R$ 180 milhões para obras de recuperação e aprofundamento de todo o cais”, concluiu.