Mario Lima Junior, secretário-executivo da Secretaria Nacional dos Transportes, afirmou nesta ontem, terça-feira (14), durante o 6º Encontro de Logística e Transportes da Fiesp, que um dos maiores desafios para o Porto de Santos é atingir uma movimentação de carga equivalente a 230 milhões de toneladas em 2024.
O porto de Santos, maior da América Latina,em 2010, movimentou 96 milhões de toneladas (25% da movimentação nacional dos portos públicos). “Hoje precisamos de portos com profundidade e com pátio para operação rápida e eficiente”, disse Lima Junior ao apresentar palestra sobre a logística dos portos públicos do Brasil. O País representa 36 por cento do Produto Interno Bruto da América Latina, segundo o secretário.
Lima Junior ainda informou que serão investidos 9 bilhões de dólares até 2024 que darão suporte ao melhoramento da logística portuária nacional. Os investimentos do setor privado em novos terminais em Santos somam 1,77 bilhão de dólares.
Os investimentos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) somam 544 milhões de dólares . Somente em dragagem, foram investidos 283 milhões de dólares em 2010.
No Brasil, há 34 portos públicos marítimos e 129 terminais de uso privativo. No pacote de infraestrutura para a Copa de 2014 também estão incluídos investimentos de curto prazo no valor de 219 milhões de dólares.