Informativos alertarão para desmonte das rochas de Teffé e Itapema – Guia Marítimo

O Programa de Comunicação Social, parte do Monitoramento Ambiental da obra de dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos, criou um plano especial para divulgar o desmonte das pedras de Teffé e Itapema. As comunidades locais serão informadas por meio de informativos, panfletos e outras formas de divulgação sobre o processo, que deve ser iniciado ainda este mês.

Serão distribuídos 35 mil informativos para operadores e trabalhadores portuários, autoridades e para a população que reside ou trabalha nas proximidades das rochas ou que utilize as barcas da Dersa ou catraias para a travessia entre Santos e Vicente de Carvalho. Esse plano permitirá que as comunidades tenham acesso completo à rotina da obra de derrocagem.

Também serão colocadas faixas, folhetos e cartazes como complementos à divulgação. A pedra de Teffé fica localizada na margem direita do cais santista entre os armazéns 25 e 26. No local, funciona o Concais – Terminal de Passageiros “Giusfredo Santini”, já na rocha de Itapema, a localização é no lado esquerdo do canal de navegação, em frente ao Forte de Itapema.

Os informativos e folhetos serão distribuídos por uma equipe uniformizada e os passageiros das da Dersa e Catraieiros poderão tirar dúvidas com atendentes, nas estações de Vicente de Carvalo, nos primeiros dias da obra. A obra também pode ser acompanhada no site: www.dragagemportodesantos.com.br. Na página, há um espaço especial à Derrocagem, mostrando o processo da obra e informando o horário de paralisação das embarcações, que devem ser de cerca de três horas por dia, nos locais próximos à área de trabalho de cada rocha.

A empresa responsável pela derrocagem das duas rochas é a Ster Engenharia Ltda, que venceu a licitação pública com o valor de R$ 25.592.142,96. A obra deve levar cerca de dois meses para ser finalizada, sendo que deve ser retirado do local um volume de 31.386 m³, sendo 20.126 m³ da Teffé e 11.260 m³ da Itapema.

A atividade será realizada pela perfuratriz Yuan Dong 007, que tem 100,86 metros de comprimento e 17,6 metros de largura. Construída para este tipo de atividade, o navio possui o mesmo sistema utilizado na ampliação do Canal do Panamá.

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