Preocupações sobre a economia global prejudicaram metais industriais.O índice de Seul mostrou uma das maiores baixas: 2,74%.
As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (20), com investidores hesitando em assumir riscos antes da cúpula de líderes da União Europeia no domingo (23).
O euro se depreciou no pregão da Ásia diante da dificuldade das autoridades europeias em chegar a um consenso sobre a crise de dívida da região. Enquanto isso, preocupações sobre a economia global prejudicaram metais industriais, como o cobre, e moedas ligadas a commodities, como o dólar australiano.
O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,46%, com declínios liderados pelos setores de recursos naturais e energia.
O mercado da Austrália tombou 1,63%, para o menor nível das últimas duas semanas, com desvalorização nas ações das companhias mineradoras depois que os preços do cobre e do ouro caíram. Em Tóquio, o índice japonês Nikkei recuou 1,03%.
“Isso é principalmente uma reação à crise da zona do euro e uma correção depois do fim da retomada recente”, disse Zhao Kai, analista da Jinrui Futures.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, alimentou preocupações sobre o progresso na UE, dizendo que os planos para combater a crise da zona do euro estagnaram, com Paris e Berlim divergindo sobre como aumentar o poder de fogo do fundo de resgate do bloco.
O índice de Seul encerrou em baixa de 2,74%. O mercado retrocedeu 1,78 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan perdeu 1,48%, enquanto o índice referencial de Xangai caiu 1,94%. Cingapura teve declínio de 0,96%.