Movimentação cresce 6,7% em portos e terminais brasileiros em 2011 – Guia Marítimo

Os portos e terminais brasileiros movimentaram 220,2 milhões de toneladas no 2º trimestre de 2011, crescimento de 6,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo Boletim Portuário da Gerência de Estudos e Desempenho Portuário da Antaq. No primeiro semestre, foram movimentados 420,6 milhões de toneladas, aumento de 7,1% sobre o mesmo período de 2010.

Segundo Fernando Serra, gerente da área, o 1º Boletim já previa o arrefecimento das importações e o crescimento de 10,9% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2010. As cargas que mais contribuíram para o aumento da tonelagem de cargas movimentadas no primeiro semestre foram fertilizantes/adubos, produtos siderúrgicos e bauxita.

Serra afirma que o segundo trimestre teve maior dinamismo dos terminais de uso privativo frente aos portos organizados, ao contrário do primeiro semestre. Em comparação ao mesmo período de 2010, os portos organizados tiveram aumento de 2,9% na tonelagem movimentada, enquanto os terminais registraram crescimento de 8,9% no segundo trimestre.

No segundo trimestre, os portos organizados foram responsáveis pela movimentação de 67,6 milhões de toneladas de cargas. E no acumulado do ano, a movimentação chegou a 145,2 milhões, o que significa 5,8% de aumento em relação a 2010. Quanto aos terminais de uso privativo, a movimentação foi de 142,6 milhões de toneladas no segundo trimestre, um aumento de 8,9% em relação a 2010. E o acumulado do ano teve crescimento de 7,8% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR