Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza começará no ano que vem – O Povo Online

O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, que deve começar a ser construído em janeiro de 2012, cumpriu ontem mais uma etapa do processo de licenciamento ambiental do empreendimento. O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do projeto foi apresentado à comunidade em audiência pública promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O próximo passo é o parecer técnico da Semace sobre a viabilidade ambiental do terminal que será levado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para discussão e votação dos conselheiros, prevista para o dia 29 de setembro. O terminal, é um das obras prioritárias para a Copa do Mundo 2014 e possui recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Governo Federal. A Companhia Docas do Ceará (CDC), responsável pelo empreendimento orçado em R$ 149,8 milhões, pretende lançar o edital de licitação na primeira semana de outubro.

O presidente da CDC, Paulo Holanda, explicou à comunidade que o novo terminal será de múltiplo uso, com área de pátio de 40 mil metros quadrados (m²) para operação de navios de cargas nos períodos de baixa estação. Destaca que o projeto não trará impacto ambiental algum. “Fizemos um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), que resultou neste projeto que é a junção da ampliação do porto com a estação de passageiros”, acrescentando que será construído cais de atracação de 350 metros de comprimento e com profundidade de 14 metros.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR