O Terminal de Contêineres de Suape (Tecon Suape) deixa o porto pernambucano na segunda posição nacional em volume de operações por cabotagem. De acordo com o CEO do Tecon, Sergio Kano, o terminal tem, hoje, capacidade operacional de 450 mil TEUs/ ano. “Até o fim do ano, já deve chegar a 750 mil TEUS/ano”, disse. Para isso, até 2012, serão investidos cerca de R$ 100 milhões somente em operações nos pátios, pavimentação e equipamentos.
Sergio Kano explicou ainda que o mercado brasileiro de transporte de cargas em contêineres tem potencial para movimentar 1,2 milhão de TEUs anuais. Para se ter uma ideia do crescimento da operação em Pernambuco, Kano disse que o Tecon levou seis anos para atingir seu primeiro milhão de TEUs movimentados (entre 2002, quando o terminal começou a operar, e 2008). “Vamos atingir nosso segundo milhão em julho e o terceiro milhão em menos de dois anos”, calculou.
Essa grande movimentação antecipa a implantação do novo terminal de contêineres de Suape de 2014 para 2013, em uma área prevista de 38 hectares. Sobre isso, Sergio Kano disse que o novo terminal será necessário no futuro. “Não podemos ter uma autofagia, mas também não podemos perder a oportunidade de crescer, ficando sufocados”. Suape não operava em cabotagem até 2000 mas, hoje, esse tipo de navegação representa cerca de 50% da movimentação.