Até o fim deste ano, os investimentos realizados pela Santos Brasil no Tecon Vila do Conde (Pará) vão somar R$ 7 milhões. O aporte engloba expansão do pátio, que passará a contar com mais 30 mil metros quadrados, aquisição de empilhadeira e balanças, abertura de mais dois Gates de entrada e saída, além de treinamento e capacitação de pessoal. A região é estratégica para Santos Brasil, administradora do terminal, devido à proximidade de rotas marítimas internacionais e ao acesso a todos os continentes, diretamente ou por meio dos portos concentradores do Caribe.Segundo André Quirino, gerente-geral do Tecon Vila do Conde, o terminal vem aprimorando sua expertise nas cargas utilizadas para projetos de grandes companhias instaladas na região. “A modernização dos equipamentos e adequação do pátio ampliou nossa competência para movimentar maquinários de grande porte utilizados em plantas industriais e na atividade de mineração”, diz.
A Santos Brasil, que também administra terminais de movimentação de contêineres em Santos e Santa Catarina, e é referencia neste tipo de operação, além aumentar a movimentação de cargas não conteinerizada para projetos, tem também o objetivo de ampliar a participação do segmento de cabotagem em Vila do Conde.
“Acreditamos que o potencial da região para cabotagem é enorme. Estamos localizados no Complexo Industrial e Portuário de Vila do Conde, a 96 km de Belém. Essa posição nos coloca no centro das principais rotas comerciais e acesso para demais regiões do país”, detalha Quirino. Para a Santos Brasil, a ampliação da cabotagem no setor de transporte de cargas brasileiro amplia competitividade e também gera ganhos ambientais. Segundo especialistas da área, o modal aquaviário é responsável por apenas 4% das emissões de CO² produzidas no segmento.
A capacidade atual de operação do Tecon Vila do Conde é 150.000 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), com previsão de alcançar 200.000 TEUs até 2012. Trata-se do primeiro terminal de movimentação e armazenagem de contêineres de uso público que é operado pela iniciativa privada no estado do Pará. �? também o único da região com dois guindastes portuários sobre rodas (MHC) com capacidade de 100 toneladas e operação de 25 contêineres por hora. No Tecon Vila do Conde, a câmara frigorífica para inspeção de cargas refrigeradas, com portas para acoplamento simultâneo de até quatro contêineres, também representa uma grande inovação para o setor portuário do norte do País.