Antes das proibições, 51 frigoríficos brasileiros estavam habilitados para exportar sem restriçõesMais três unidades frigoríficas brasileiras estão proibidas de exportar seus produtos para a Rússia a partir do dia 18 de outubro. O Serviço Sanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) suspendeu temporariamente as importações de carne bovina da Minerva (SIF 1940), localizada em Araguaína (TO), da planta de carne bovina da Mataboi (SIF 4029), localizada em Santa Fé de Goiás (GO) e também às importações de ração animal da planta SIF SP-06038, da Mogiana Alimentos.
O motivo foi da suspensão foi presença de resíduos de Salmonela na planta da Minerva, coliformes nos produtos da Mataboi.
Antes das proibições, 51 frigoríficos brasileiros estavam habilitados para exportar sem restrições, segundo dados do próprio Ministério da Agricultura. Do total, 33 são produtores de carne bovina, um produtor de carne suína, 17 de carne de aves; duas plantas produtoras de pratos prontos; três de produtos carnes de aves e suínos; 10 estabelecimentos fabricantes de rações e matérias primas de origem animal; dois produtores de envoltórios naturais e 16 unidades armazenadoras.