Mais um armador encomenda porta-contêineres ultralargos – Guia Marítimo

Recentemente, a companhia alemã Peter Döhle se tornou o último armador a encomendar porta-contêineres ultralargos, depois de assinar uma carta de intenção para oito navios de 10.000 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) ao estaleiro chinês Yangzijiang Shipbuilding.

O estaleiro, juntamente à Döhle, fechou um acordo de três vias com a China Development Bank para dar US$ 1 bilhão ao financiamento da encomenda. O CEO da Yangzijiang, Ren Yuanlin, afirmou, em declaração oficial: “Esse acordo de cooperação não é importante apenas para Yangzijiange e para o consumidor da Pete Döhle, mas também é importante para fortalecer os laços econômicos bilaterais entre a China e a Alemanha”.

A encomenda da Döhle é feita pouco tempo depois que a Seaspan assinou contrato com o estaleiro por sete navios de 10.000 Teus, avaliados em US$ 700 milhões, com opção para mais 18.

As transportadoras têm tentado diminuir os custos operacionais em longas rotas, adicionando navios cada vez maiores às suas operações. No entanto, a Alphaliner advertiu, recentemente, que a utilização de um número grande de porta-contêineres ultralargos com custos de unidade mais baixos pode distorcer o mercado: “A pressão para equiparar os custos slot das unidades das transportadoras competidoras que já operam navios largos pode, em breve, forçar as outras transportadoras a darem um upgrade em suas frotas, levando a uma competição por taxas enquanto as companhias se esforçam para preencher completamente esses porta-contêineres gigantes”, afirmou a companhia analista.

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