Espanhóis visitam Porto do Pecém – Diário do Nordeste

Comitiva da empresa de construção civil Gamesa esteve ontem conhecendo o terminal portuário cearenseEstiveram ontem em São Gonçalo do Amarante representantes da empresa espanhola de construção civil pesada Gamesa – parceira brasileira da Makro Engenharia. Vieram conhecer as estruturas operacionais do Terminal Portuário do Pecém. Inicialmente, estava planejada para a data de ontem a visita da FCC Construciones, também da Espanha. Mas o assessor da presidência da Cearáportos (empresa que administra o porto), Luciano Arruda, informou que a empresa justificou a ausência dizendo que não houve tempo hábil para vir.
Arruda apresentou a comitiva da Gamesa às potencialidades do porto cearense. “O terminal é sempre muito visitado por empresas de diversas áreas que se interessam pela captação de novos negócios. Como sempre se surpreendem com as dimensões do porto e suas potencialidades. Também já manifestou interesse em vir aqui em agosto a empresa italiana Selex, do ramo de tecnologia da informação”, comentou.
A Gamesa já está de olho na licitação orçada em R$ 600 milhões prevista para acontecer em breve que selecionará as construtoras para as obras da segunda ampliação do porto cearense. No pacote das benfeitorias no terminal está a construção de uma nova ponte de acesso aos píeres, a extensão de mais um quilômetro do quebra mar e a ampliação do Terminal de Múltiplo Uso (TMut).
Segundo o representante da Cearaportos, a data de 22 de junho, para a qual estava marcada para acontecer a licitação tocada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), deverá será adiada.
A expectativa é que as obras de ampliação do porto levem cerca de 2 anos para serem concluídas, sendo a Ordem de Serviço prevista para ser dada no segundo semestre deste ano.
Seminário
Luciano Arruda adiantou que já está marcado para o dia 4 de agosto um seminário internacional no Sebrae/CE, cujo tema central será “O Tmut e as novas perspectivas do terminal portuário”. Para o evento, foram convidadas algumas personalidades, tais como o presidente do porto de Santos, José Roberto Serra e o ex-ministro Ciro Gomes para falar sobre as potencialidades do comércio exterior no Brasil. O evento será gratuito, tendo como principais alvos o público acadêmico, operadores portuários, armadores, engenheiros e também empresários.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR