Encomendas aos estaleiros crescem 9,4% em abril – Guia Marítimo

As encomendas de navios para exportação aos estaleiros japoneses tiveram alta de 9,4% no ano-a-ano de abril, sendo este o 17º mês consecutivo a apresentar crescimento nesse setor. Dados divulgados pela JSEA (Associação Japonesa de Exportadores de Navios) também dão conta de que os 22 navios encomendados somam 912.142 toneladas.

Das encomendas, 18 são navios tipo bulk e quatro são embarcações para carga geral. O crescimento no ano-a-ano nos últimos três meses foi de 218,5% em janeiro, 35,4% em fevereiro e 10,9% em março.

Um das maiores nações construtoras de navios – junto com a Coréia do Sul e a China –
o Japão viu as encomendas para exportações de navios começarem a cair repentinamente em outubro de 2008, devido ao declínio econômico provocado pela crise financeira.

O número positivo do mês de abril é boa notícia para o país, que ainda se esforça para se recuperar dos estragos provocados pelo terremoto e pelo tsunami que acometeram a parte nordeste, em março deste ano. Pequenos estaleiros situados na região foram afetados. No entanto, como os maiores estaleiros se encontram na parte oeste do país, a produção de embarcações não foi prejudicada pelos desastres naturais.

“A economia global está se recuperando. Com a apreciação do iene, acredito que seremos capazes de assegurar mais encomendas de exportação de navios do que no ano passado”, afirmou o presidente da Associação de Estaleiros do Japão, Takao Motoyama. Em 2010, as encomendas para exportação de navios do Japão totalizaram 11.153.401 toneladas, com alta de 95,3% em comparação ao ano anterior.

COMPARTILHAR 0
COMPARTILHAR 0
COMPARTILHAR
COMPARTILHAR 0