Caloi leva bicicletas de navio para reduzir custo logístico em 25% – Brasil Econômico

Companhia fecha contrato com a Log-In e, no próximo ano, vai embarcar em Manaus 50 mil unidades mensais A Caloi está ampliando o uso de navios para levar as bicicletas produzidas em Manaus para o Sudeste do Brasil. O diretor de logística da empresa, João Ricardo Ludgero, informa que hoje 30% do volume fabricado é transportado pela navegação costeira e que até o próximo ano este percentual saltará para 50% da produção. “Hoje, embarcamos mensalmente 40 mil bicicletas (130 contêineres) em navios e no próximo ano devemos chegar a cerca de 50 mil unidades. É um transporte que gera redução de custo logístico de cerca de 25%, além de diminuir o risco de avarias nos produtos em 30%. Por isso, a opçãp pelo navio”, diz Ludgero que informa que, no próximo ano, a companhia desembarcará suas bicicletas em mais três portos do país. Ele não releva quais, mas adianta que dois são em estados do Sul. Segundo Ludgero, hoje as bicicletas que são comercializadas nos mercados paulista, fluminense, pernambucano e cearense são movimentadas por navios. A Caloi conta com três parceiros para realizar esse transporte, a Aliança, o Mecrosul e a Log-In. “O transporte é realizado da fábrica em Manaus ao ponto de venda em 22 dias”, diz o executivo. “É uma opção mais barata e também menos poluente. Para se ter uma ideiam transportar 40 mil bicicletas por navios tira das estradas cerca de 50 caminhões por mês.” Contrato com a Log-In A novata neste transporte para a Caloi é a Log-In, que fechou um contrato para transportar 80 contêineres por mês. O diretor de operações da companhia, Fábio Siccherino, diz que já está em testes novos serviços para os portos de Itajaí, em Santa Catarina e Recife. “Até o final do ano teremos uma definição se aumentaremos ou não o contrato com a Caloi”, diz. O serviço de navegação costeira é o que mais cresce na Log-In. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, já apresentou uma elevação de 40% nos volumes transportados em relação ao mesmo período de 2010, foram 23,1 mil TEUS (contêineres de 20 pés). Além disso, 300 novos clientes passaram a usar o modal.

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