Setor registra diminuição na capacidade dos terminais – Guia Marítimo

Mercados emergentes são os que mais demandam projetos de expansão.

O crescimento da demanda pela capacidade dos portos nos próximos cinco anos irá ultrapassar a expansão dos terminais, levando a uma rápida alta nos níveis de utilização na maioria dos portos, especialmente no Extremo Oriente e no sudeste da Ásia, de acordo com dados da Drewry Maritime Research.

Os níveis médios de utilização podem exceder os 90% até 2016 nos terminais do Extremo Oriente e no sudeste da Ásia a menos que mais projetos de expansão de capacidade sejam lançados logo, afirmou a companhia analista em seu relatório “Global Container Terminals Operators”.

A previsão para a América Latina e para o Oriente Médio é um pouco melhor, mas também dá conta de que essas regiões enfrentarão pressão, junto com a África, para ampliarem suas capacidades. Já nos mercados mais maduros, como a América do Norte e o Norte da Europa, a pressão será menor porque o crescimento da demanda não será tão forte quanto nos mercados emergentes.

Supreendemente, apesar de um congestionamento severo que vem sendo notado recentemente – mais ainda nos portos da Índia – o nível médio de utilização no sul da Ásia pode cair até 2016 porque há um número grande de projetos de expansão já engatilhados por lá.

Últimas Publicações

Compartilhar:

Vídeos