Setor registra diminuição na capacidade dos terminais – Guia Marítimo

Mercados emergentes são os que mais demandam projetos de expansão.

O crescimento da demanda pela capacidade dos portos nos próximos cinco anos irá ultrapassar a expansão dos terminais, levando a uma rápida alta nos níveis de utilização na maioria dos portos, especialmente no Extremo Oriente e no sudeste da Ásia, de acordo com dados da Drewry Maritime Research.

Os níveis médios de utilização podem exceder os 90% até 2016 nos terminais do Extremo Oriente e no sudeste da Ásia a menos que mais projetos de expansão de capacidade sejam lançados logo, afirmou a companhia analista em seu relatório “Global Container Terminals Operators”.

A previsão para a América Latina e para o Oriente Médio é um pouco melhor, mas também dá conta de que essas regiões enfrentarão pressão, junto com a África, para ampliarem suas capacidades. Já nos mercados mais maduros, como a América do Norte e o Norte da Europa, a pressão será menor porque o crescimento da demanda não será tão forte quanto nos mercados emergentes.

Supreendemente, apesar de um congestionamento severo que vem sendo notado recentemente – mais ainda nos portos da Índia – o nível médio de utilização no sul da Ásia pode cair até 2016 porque há um número grande de projetos de expansão já engatilhados por lá.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR