Paranaguá bate recorde na exportação de granéis – Guia Marítimo

O Porto de Paranaguá, no Paraná, registrou recorde na exportação de granéis: 1,77 milhão de toneladas de soja e farelo saíram pelo complexo em um único mês. O número ultrapassa o recorde registrado em abril de 2003, quando o porto movimentou 1,75 milhão de toneladas.

“Deveremos fechar o mês de maio com 1,8 milhão de toneladas exportadas pelo Corredor de Exportação”, explica o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.

A soja ainda é responsável pela maior parte do volume exportado. Só em maio, 1,16 milhão de toneladas de grãos foram mandadas para fora, o que representa um aumento de 47% sobre o mesmo mês no ano passado, quando o porto registrou 788 mil toneladas exportadas.

Paralelamente aos projetos de ampliação da capacidade de movimentação do porto, a Secretaria de Infraestrutura e Logística tem trabalhado nos projetos de melhoria na infraestutura de acesso a ele, especialmente para elaborar uma alternativa ao terminal, além da BR 277. A implementação da ligação ferroviária de Maracaju ao Porto de Paranaguá também tem sido estudada, em parceria com o governo do Mato Grosso do Sul.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR