Investimento tem foco na Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e pretende investir na recepção de turistas
Mais uma vez a Copa do Mundo de Futebol irá trazer investimentos de porte nacional para o Estado do Ceará. Anunciado pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, na última segunda-feira (30 de maio), o montante de R$ 106 milhões será aplicado exclusivamente no Porto do Mucuripe, em Fortaleza.
O objetivo, segundo comunicado divulgado ontem pelo ministério é “receber adequadamente turistas de cruzeiros marítimos” e também irá contemplar os portos das demais cidades-sedes do evento, totalizando R$ 740 milhões.
Na lista de mudanças a serem implantadas no porto estão, segundo o MTur, a construção de um terminal de 5.800 metros quadrados, a ampliação do cais para a construção de mais um berço de atracação e a pavimentação de nova quilômetros de vias terrestres de acesso. A urbanização do estacionamento dos terminais também faz parte do projeto que encontra-se em fase de licenciamento ambiental.
Origem e aplicação
Todo o dinheiro que será usado na modernização é originário do Programa de Aceleração do Crescimento e, segundo o ministério, também serão destinados à construção de mais terminais de passageiros nos portos de Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), além de Fortaleza.
Bem receber Copa
Novais afirmou que o MTur tem como prioridade qualificar profissionais do setor com foco na Copa, no qual o Programa Bem Receber Copa atuará. Outra ação específica para o segmento de turismo náutico será colocada em prática com o Ministério do Trabalho.