Número crescente de encomendas deve aumentar as taxas – Guia Marítimo

Companhias querem navios com grande capacidade e lutam para ter demanda.De acordo com dados elaborados pela Alphaliner, a competição entre as transportadoras para encomendar grandes porta-contêineres em um momento em que as companhias lutam por custos operacionais mais baixos deve ter como consequência o aumento das taxas.
As transportadoras têm batalhado bastante para encherem seus navios, mas ainda assim a previsão é de que as encomendas de embarcações aumentarão significativamente durante este ano: totalizarão ao menos 50 navios com capacidade mínima de 10 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Tais embarcações serão somadas às 147 similares que já estão prontas para serem entregues ao longo dos próximos quatro anos e também às 98 que já foram entregues a partir de 2008.
Segundo o relatório da Alphaliner: “A incapacidade das transportadoras em controlar seus apetites por toneladas novas e cada vez maiores levará a indústria a uma competição por maiores taxas”, afirmou.
Recentemente, a APL se juntou a esse grupo ao assinar um acordo de encomenda de 10 navios de 14 mil Teus – 64% maiores do que os maiores navios já operados pela empresa. A Hanjing Shipping, por sua vez, confirmou na semana passada que fez uma encomenda de US$ 846 milhões por cinco navios de 13.000 Teus. Apenas sete das 20 maiores transportadoras ainda não fizeram encomendas por navios com mais de 10 mil Teus de capacidade.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR