Companhias querem navios com grande capacidade e lutam para ter demanda.De acordo com dados elaborados pela Alphaliner, a competição entre as transportadoras para encomendar grandes porta-contêineres em um momento em que as companhias lutam por custos operacionais mais baixos deve ter como consequência o aumento das taxas.
As transportadoras têm batalhado bastante para encherem seus navios, mas ainda assim a previsão é de que as encomendas de embarcações aumentarão significativamente durante este ano: totalizarão ao menos 50 navios com capacidade mínima de 10 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Tais embarcações serão somadas às 147 similares que já estão prontas para serem entregues ao longo dos próximos quatro anos e também às 98 que já foram entregues a partir de 2008.
Segundo o relatório da Alphaliner: “A incapacidade das transportadoras em controlar seus apetites por toneladas novas e cada vez maiores levará a indústria a uma competição por maiores taxas”, afirmou.
Recentemente, a APL se juntou a esse grupo ao assinar um acordo de encomenda de 10 navios de 14 mil Teus – 64% maiores do que os maiores navios já operados pela empresa. A Hanjing Shipping, por sua vez, confirmou na semana passada que fez uma encomenda de US$ 846 milhões por cinco navios de 13.000 Teus. Apenas sete das 20 maiores transportadoras ainda não fizeram encomendas por navios com mais de 10 mil Teus de capacidade.