Novo píer de Porto Belo faz dobrar número de navios – Jornal de Santa Catarina

Licitação para as obras de reurbanização do entorno será aberta hoje, quarta-feira

Entre 4 de novembro deste ano e abril de 2012, Porto Belo terá 55 escalas de navios transatlânticos. É mais do que o dobro da temporada passada, que somou 26 escalas. ara a prefeitura de Porto Belo, o incremento, que já anima o comércio local, tem explicação: o novo píer da cidade.

A licitação para a segunda etapa da obra será aberta hoje, quarta-feira. O trabalho compreende a reurbanização do entorno, incluindo a Praça dos Pescadores.

O Píer Municipal de Porto Belo tem 185 metros de comprimento e possibilita, ao mesmo tempo, a atracação de seis barcos de transporte de passageiros, os chamados tenders.

O antigo trapiche, que será desativado até o início da temporada, é suficiente apenas para duas embarcações. Por impossibilidade de navegação, os transatlânticos ficam ancorados atrás da Ilha de Porto Belo. De lá, os turistas são trazidos pelos tenders.

Na próxima temporada, durante os seis meses de escalas de navios de passageiros, Porto Belo receberá quase oito vezes mais turistas do que a população atual, que é de 16 mil habitantes. A vinda das 126 mil pessoas por meio das embarcações turísticas é sinônimo de lucro entre o comércio local.

A construção do píer, que começou no final de 2009, sofreu atrasos. Previsto para ser concluído em novembro de 2009, o píer começou a receber visitantes na metade deste ano. O incidente em que estacas cederam, aliado ao mau tempo e condições inadequadas de maré, prejudicou o andamento da obra.

O investimento é de R$ 1,8 milhão. Os recursos virão dos governos municipal, estadual e federal. Ainda não há data para a inauguração oficial.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR