Maior guindaste do mundo chega o Porto de Itajaí – Press Guide

Chegou ao porto de Itajaí, recentemente, o IHC Fundex FPD5000 – o maior equipamento do mundo para cravação de estacas para obras de infraestrutura portuária offshore.

Fabricado pela holandesa IHC Fundex o equipamento foi adqurido pela Constremac Construções, empresa especializada em obras portuárias sediada aqui no CENESP.

O superguindaste será acoplado a uma balsa, permitindo a cravação de estacas em alto mar, com elevado grau de precisão, proporcionando consideráveis ganhos de produtividade e redução de custos.

“Em comparação aos métodos tradicionais, o equipamento adquirido pela Constremac possibilitará aumento de produtividade superior a 50% nas operações de cravação de estacas em obras portuárias, tornando-se rinha do Brasil, mas a Transpetro vai agir em um segmento de mercado, que é a realização de cursos para pessoal já formado em áreas compatíveis com a marinha mercante, o chamado curso de Azon.

Engenheiros e economistas, após receberem ensinamentos especificos, podem, após um ano de estudo, se graduar como oficiais de marinha. Com isso, sem ferir a autonomia da Marinha do Brasil de formar pessoal, a Transpetro elevaria a oferta de Azons, pondo fim a uma possível carência de profissionais para atuar no mar.

Além de guarnecer navios brasileiros, os marítimos têm direito a compor 1/3 da tripulação de unidades estrangeiras que permancem por algum tempo no país. O Syndarma quer regulamentar a participação de marítimos estrangeiros em navios nacionais – o que é admitido por lei, mas não utilizado – e ainda suspender a presença de oficiais brasileiros em navios estrangeiros, como forma de aumentar a oferta para as embarcações nacionais.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR