Encomendas de navios caem 41% em maio – Guia Marítimo

As encomendas de exportações de navios caíram em maio, no ano a ano, pela primeira vez em 18 meses , escorregando 41% e chegando a 551.270 toneladas, de acordo com a Associação Japonesa de Exportadores de Navios.O ritmo de crescimento no ano a ano ficou mais lento por três meses consecutivos antes de se tornar negativo em maio, um sinal de esforços no setor industrial do país em um momento de recuperação, depois que o país foi acometido pelo terremoto e pelo tsunami no começo de março.
Depois de mais que triplicar no ano a ano em janeiro, as encomendas de navios cresceram 35,4%¨em fevereiro, 10,9% em março e 9,4% em abril. Os estaleiros japoneses receberam, em maio, encomendas para 18 navios para exportação, sendo 16 bulks e dois navios para pesquisa marinha. Juntos, eles totalizam 303.556 toneladas compensadas.
O Japão é uma das principais nações fabricantes de navios, junto com a Coreia do Sul e a China. As exportações de navios do Japão começaram a mergulhar em outubro de 2008, devido à queda econômica global conseqüência da crise financeira que erodiu nos Estados Unidos no mês anterior.
Agora o Japão se esforça para se recuperar dos desastres naturais. Apesar de alguns pequenos estaleiros terem sido danificados por eles, a maior parte dos estaleiros do país se concentram em região distante e permaneceram intactos.
“Com a economia global diminuindo em todo o mundo, o fluxo de bens caiu bruscamente, há desequilíbrio entre oferta e demanda, o espaço nos navios tem se expandido e o mercado de novas embarcações permanece estagnado” afirmou Kazuaki Kama, presidente da Associação de Estaleiros do Japão.

Últimas Publicações

Compartilhar:

Vídeos