�? necessário quadruplicar estrutura em 5 anos.Os portos de Aratu e Salvador necessitam quadruplicar suas estruturas nos próximos cinco anos para acompanhar o momento econômico vivido pela Bahia. �? o que calcula Paulo Villa, diretor executivo da Usuport (Associação de Usuários dos Portos da Bahia).
“Os terminais do porto de Salvador estão saturados há sete anos, e os do porto de Aratu enfrentam a mesma dificuldade há 14 anos. A ampliação é urgente”, afirmou Villa, que esteve no “Encontro Temático: Comércio Exterior e Logística” realizado pela Amcham-Salvador, no dia 19 de agosto. Ele explica que Aratu possui três terminais, para granéis líquidos, sólidos e produtos gasosos. “Os três estão saturados e isso se reflete na espera que os navios têm enfrentado para atracar no porto. Nos últimos 14 anos, foi registrada uma média acumulada superior a mil dias de espera para atracar”, declarou.
De acordo com o executivo da Usuport, essa demora significa custos adicionais como maior número de diárias pagas pelos navios parados, com reflexos em termos de baixa produtividade do porto.