Representantes do Porto de Houston (EUA) apresentam sistema de monitoramento a especialistas da ANTAQ – Antaq

O superintendente de Portos da ANTAQ, Giovanni Paiva, o chefe da Assessoria Internacional, Pablo Santiago e outros servidores da Agência receberam ontem (11/08) representantes do Porto de Houston (EUA), que apresentaram soluções de monitoramento de navios, terminais e caminhões.

O sistema apresentado permite controlar, monitorar e agendar o atracamento de navios; automatizar e controlar terminais molhados de grãos sólidos; controlar, monitorar e agendar a circulação de caminhões e trens e monitorar condições de batimetria, além de aspectos hidrológicos e meteorológicos.

O sistema de controle de navios é desenvolvido também pelos práticos do porto de Houston, onde são realizadas 8 mil atracações por ano e por cujo canal de navegação passam 150 mil barcaças. Uma novidade deste sistema é a possibilidade de aplicá-lo para ambientes ribeirinhos, a fim de controlar e monitorar o trânsito de barcaças.

As soluções do sistema visam a aumentar a eficiência das operações portuárias, ao diminuir o tempo de espera para atracação e o congestionamento nos portos, inclusive de caminhões.

Representantes da IHM Engenharia, empresa de Belo Horizonte, e da NTELX, empresa sediada em Washington, também participaram da apresentação.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR