Paranaguá terá mais linhas de contêineres – DCI

São Paulo – O Porto de Paranaguá (PR) iniciará no 2º semestre obras orçadas em R$ 137 milhões. Será feita a ampliação de 315 metros do cais para abrigar o 3º berço do terminal e comprados mais equipamentos. Além disto, já no início de julho o porto terá 4 novas linhas de embarque e desembarque, que se juntarão às 16 que existem no local.De janeiro a maio deste ano foram movimentados por Paranaguá 276,5 mil TEUs (unidades de contêineres). As 4 novas linhas de navegação atenderão à Europa, Ásia, Caribe e Golfo do México e à Costa Leste dos EUA. Segundo o diretor superintendente do terminal de contêineres, Juarez Moraes e Silva, a novidade permitirá um aumento na movimentação em Paranaguá: “Com as novas linhas, o volume de contêineres transportados crescerá potencialmente 15%.”
No início de 2011, foram investidos no local R$ 50 milhões, usados para por em operação um 4º guindaste, o que possibilitou um aumento de produtividade de aproximadamente 20% em comparação com 2010. Estão a caminho 2 portêineres póx-panamax (guindastes capazes de operar em navios de grande porte), além de diversos equipamentos como transtêineres, empilhadeiras e caminhões, com chegada prevista para outubro.
Só estas melhorias já aumentarão a capacidade operacional de contêineres do porto em até 50%, a qual passará dos 700 mil TEUs por ano em 2011 para 1,2 milhão de TEUs por ano em 2012. A capacidade prevista de Paranaguá em 2013 chegará a 1,5 milhão de TEUs por ano.

Últimas Publicações

Compartilhar:

Vídeos