Estrangeiros vão investir em portos – Diário do Nordeste

Meta, segundo o ministro dos Portos, é construir novas instalações, mas só após a Copa do MundoEnquanto as licitações para boa parte dos 18 portos que passarão por obras até a Copa do Mundo de Futebol de 2014 – inclusive o do Mucuripe, em Fortaleza – ainda estão sendo preparadas, o titular da Secretaria Especial dos Portos (SEP), o cearense Leônidas Cristino, afirmou que empresas estrangeiras já estão negociando com a pasta para construir novos terminais de passageiros nos portos brasileiros. Em entrevista transmitida pela Empresa Brasileira de Comunicação, ele ainda informou que o prazo para a realização destas obras “é lá para frente”, depois de 2014.
A respeito dos projetos em curso, ele garantiu que todo o recurso, cerca de R$ 740 milhões, é do governo federal e também buscarão minimizar as preocupações com a vinda de turistas em cruzeiros.
“Sem dúvida nenhuma, ao longos dos últimos três, quatro anos, tem crescido a vinda desses cruzeiros, e o governo tem se preocupado. Por isso daremos toda a estrutura necessária para bem atender esses passageiros”, garantiu o secretário.
Ele ainda lembrou da construção de sete novos terminais (dentre eles, o de Fortaleza), que foram planejados e, “por determinação da presidente Dilma, todos estarão construídos até o final de 2013”.
Mucuripe
Ao todo, foi anunciado pela SEP um montante de R$ 149 milhões a ser aplicado somente nas obras do Porto do Mucuripe, que teve sua profundidade ampliada de 10,5 metros para 14 metros no processo de dragagem. Atualmente, segundo foi divulgado pela Companhia Docas do Ceará, o processo encontra-se 90% finalizado, faltando apenas “os ajustes finais”.
Também fazem parte das obras de ampliação previstas pelo Programa de Aceleração de Crescimento – Copa a construção de um cais de passageiros de 340 metros de largura e 14 de profundidade, além de um pátio para armazenar cargas secas, o qual será usado quando não existir fluxo de pessoas no terminal.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR