ANTAQ e parlamentares apoiam o uso da navegação interior durante fórum sobre hidrovias – Antaq

O diretor da ANTAQ, Tiago Lima, destacou a importância do Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH) durante a abertura do 2º Fórum Sobre Hidrovia – as hidrovias como fator de desenvolvimento brasileiro. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados.

Conforme Tiago Lima ressaltou, o PNIH tem por objetivo desenvolver estudos e análises das hidrovias brasileiras e suas instalações portuárias com implantação de base de dados georreferenciada e sistema de informação geográfica. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é parceira da ANTAQ na elaboração do plano, que deverá ficar pronto em setembro de 2012.

O diretor da ANTAQ ressaltou que a Agência vem defendendo o transporte hidroviário por ser um modal mais seguro, econômico e ecologicamente amigável. Tiago Lima lembrou, ainda, que a ANTAQ elaborou o Anuário Estatístico Aquaviário, que traz informações sobre movimentação de cargas pelas vias interiores brasileiras e encontra-se disponível no site www.antaq.gov.br. “A navegação interior do país está em franca expansão e, com certeza, é um modal que contribui para o desenvolvimento nacional”, apontou o diretor.

Além de Tiago Lima, participaram da mesa de abertura do evento os deputados federais Edson Ezequiel (PMDB-RJ), presidente da Comissão de Viação e Transportes, Jaime Martins (PR-MG), autor do requerimento para a realização do 2º Fórum Sobre Hidrovia, e Alberto Mourão (PSDB-SP), presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis. O superintendente de Navegação Interior da ANTAQ, Adalberto Tokarski, e o oficial de Ligação do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (Usace), Marcelo Salles, também compuseram a mesa de abertura.

Jaime Martins concordou com o diretor Tiago Lima e defendeu um maior uso das hidrovias. “Nossas rodovias não aguentam mais o peso de nossos caminhões. É preciso investir mais no modal hidroviário, pois é mais econômico para o país. Essa segunda edição do fórum coloca o tema “hidrovia” ainda mais na pauta de discussão no Congresso Nacional”, destacou o parlamentar.

Para o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o transporte hidroviário é um modal que impulsionará o desenvolvimento do Brasil. “O setor hidroviário precisa ter um espaço digno na matriz de transporte nacional”, ressaltou Edson Ezequiel.

O 2º Fórum Sobre Hidrovia – as hidrovias como fator de desenvolvimento brasileiro é um evento organizado pela ANTAQ e pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHAR
Compartilhar no google
COMPARTILHAR
Compartilhar no twitter
COMPARTILHAR
Compartilhar no linkedin
COMPARTILHAR